Páginas

Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

teatro de sombras

 


Uma luz projetada sobre uma superfície opaca ( papel manteiga) reflete a figura de bichos e personagens das histórias. São fáceis de fazer e a apresentação pode agregar músicas e efeitos especiais.
Dica: Bonecos recortados.

 Como fazer um teatro de sombras?

Material:


  • Caixa de PAPELÃO
  • folha de papel vegetal ou MANTEIGA;
  • folha de papel de PRESENTE a teu gosto;
  • pedaços de cartolina para os cenários;
  • cola
  • tesoura
Modo de fazer:

  1. Corta um rectângulo no fundo da caixa.
  2. Forra a caixa com papel depreseente.
  3. Cola, pela parte de dentro, o papel demanteiga.
  4. Recorta, nas cartolinas, o sol, as àrvores...e cola-os no cenário.
  5.  Coloca um abajur por trás.
...e as personagens:
  1. Cola em cartolina preta as personagens que criou.
  2. Cola um espeto na parte de trás de cada uma.
  3. Cria histórias e brinca vom o teatro.


outras formas:

Sugestão para montar um teatro

TEATRO DE SOMBRAS
Você vai precisar de:
- caixa de papelão
- 1 folha grande de papel transparente
- cartolina ou papelão
- 1 lanterna
- 1 tesoura sem ponta
- varetas finas de madeira
- cola ou fita adesiva
- pincel
Como fazer:   
- Tire o fundo da caixa, a tampa e o lado de trás. Faça um recorte no formato de uma tela de TV, na frente da caixa.
- Recorte e cole quadradinhos de papelão e pinte a caixa com cores escuras para não vazar luz. Depois cole a folha de papel fino, por trás, tapando o buraco da frente.
- Agora, faça duas aberturas de 15cm nos dois lados da caixa. Para contar a sua história, recorte seus personagens em cartolina e cole na vareta com a fita adesiva. Pronto!
É só passar pelo buraco com as suas “sombras”, acender a lanterna por trás de tudo para as sombras aparecerem e fazer a sua apresentação!
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.html 

 Mais uma:
Modo de fazer o cenário:
O teatrinho de sombras passa-se em uma armação que deverá ser montada numa altura razoável para que o educador possa permanecer sentado durante a representação. Assim montar com madeiras fina (ripas) o perfil do teatro que deverá ter 1,40 m de altura por 90 cm de largura.
Cobre-se a parte da frente e laterais com tecido que pode ser de um algodão bem colorido e barato, de forma que fique como uma caixa de tecido preso pelos preguinhos ou mesmo tachinhas pelo lado de dentro. Na parte da frente há uma janela, de aproximadamente 80 cm de comprimento pela mesma medida de largura. Esta janela deverá ser recoberta com tecido tipo gaze branca transparente, ou com papel vegetal da mesma largura, ela deve ser presa pelo lado de dentro com as tachinhas. A janela  poderá ser enriquecida, fazendo com tecido de uma só cor uma cortina pelo lado de fora do teatrinho.
Para garantir o efeito de sombra desejado o cenário do teatrinho deverá estar localizado próximo de um ponto de luz e deverá ser montado cerca de 1 metro de onde será colocada a lâmpada, esta deverá ser colocada atrás do teatrinho de forma que fique exatamente na altura da janela, para esse efeitoo ideal é lâmpada de 150 Watss transparentes. A sala onde se fará o teatrinho deverá estar absolutamente escura quando começar a encenação e os educadores deverão ter o cuidado de trocar os bonecos de sombras e manter suas cabeças abaixo da luz, pois dessa maneira, não atrapalharão o efeito desejado do teatro.
Montagem das cenas:
Em cartão grosso recortar o barco, o pescador, o peixe, a bota e a boca do crocodilo, conforme a ilustração abaixo. As mandibulas do crocodilo são cortadas separadamente e depois furadas no local indicado e presas por uma tachinha, são fixadas nos dedos do "ator" por elásticos. A varinha é feita com palito de churrasco e presa ao peixe com uma linha fina, deve-se fazer outra varinha para usar-se com a bota.
Clique aqui para imprimir o molde em tamanho natural
Para fazer-se a encenação preparam-se as sombras, devendo uma pessoa ser o pescador e outra o crocodilo, se recomenda mais um educador auxiliando na apresentação para a troca de objetos.
Apresentação das crianças:
Depois da apresentação dos educadores, as crianças divididas em grupos de 4 a 6 elementos deverão fazer seus próprios personagens para uma pequena e rápida encenação no teatrinho de sombras. Para isso, eles usarão as próprias mãos reproduzindo a sombra de animais.
http://www.editorainformal.com.br/INTERNETIVIDADES/pacote/roseta/teatro.html
AGORA É SÓ ESCOLHER A MELHOR FORMA E MÃOS À MASSA...
BJKAS,
LÙHH♥♥♥

clique aqui para imprimir os modelos de sombras com as mãos


Os cartões contendo modelo de sombras de animais deverão ser divididos entre as crianças (agrupadas em equipes de quatro a seis elementos). Este grupo deverá criar uma história que contenha todos os animais que cada criança recebeu, depois disso as crianças deverão preparar e apresentar uma história de aproximadamente 1 minuto, onde cada um será o personagem sorteado. A apresentação será feita no mesmo teatro que apresentou a história do pescador.

Teatro de Sombras com as Mãos

por Tiago Almeida
Grupo Girino Teatro de Animação



Clique para ampliar a imagem
Silhuetas de Sombras com as Mãos
O Teatro de Sombras parte de um princípio técnico que envolve uma fonte de luz, uma superfície de projeção e objetos manipulados entre a fonte de luz e a superfície.
Fontes de luz utilizadas podem ser naturais, como a luz do sol ou de chamas de velas e lamparinas,  ou fontes artificiais como lanternas, lâmpadas, luminárias e refletores. Para uma melhor definição das silhuetas é necessário que a fonte de luz seja focalizada, ou seja, que exista um foco concentrado de luz para que esta não diperse no ambiente e assim crie uma melhor definição das formas projetadas.
Para superfícies de projeção, o ideal é trabalhar com telas semi-transparentes como  as de tecido, a fim de que o trabalho de manipulação de silhuetas seja feito de um lado da tela e a platéia visualize a projeção de sombras do outro lado. Nesse caso, a manipulação e projeção é feita ao avesso, já que o público estará vendo o lado contrário da tela. Entretanto, a manipulação de sombras pode, também, ser projetada diretamente em qualquer superfície, como em uma parede branca, por exemplo.

Veja abaixo algumas silhuetas de animais produzidas por Ashley:






.
Imagens do livro “Hand Shadows To Be Thrown Upon The Wall” de Henry Bursill, baseado no original de Griffith & Farran de 1859 e que está disponível graças ao Projeto Gutemberg neste link.





.
.

4 comentários:

catequese disse...

Tia Lúhh, ano passado tentamos fazer um"teatro" de sombras mas este tá muito melhor, obrigada pela partilha Shenia.

Blog da Nena disse...

Ola! passando para desejar boa semana e dizer que lá no meu blog tem um selinho para você.
Beijos

cantinho da mami disse...

Olá querida Lúhh! Parabéns pelo Blog é lindo! Já estou te seguindo e levando o seu link para o meu cantinho. Quando tiver um tempo passa lá para conhecer! Deus a abençoe! Bjs no coração! Márcia Valéria

Catarina disse...

Feliz e abençoada Páscoa para você e sua família!
Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho, para que possas iluminar os caminhos daqueles que estão na luta pelo Reino.
Na alegria da ressurreição,

Catarina

SEJAM...

SEJAM...

Esse é meu blog antigo...


(120x60)

Faça essa Oração:

“Senhor Deus, eu venho a Ti, como pecador que sou, em nome de Jesus pedir-te perdão pelos meus pecados. Perdoe Senhor, meus pecados. Apaga minhas transgressões e escreve meu nome no livro da vida que está no céu, para quando deste mundo eu partir tenha um lugar reservado em Tua glória. Senhor Deus, eu creio em meu coração para Tua justiça, mas faço confissão com minha boca para salvação da minha alma. Recebo Jesus em meu coração como meu único e suficiente Salvador. Rejeito também todos os deuses estranhos aos quais eu servi até esse momento e a todo mal que veio sobre minha vida. Declaro agora a cobertura do sangue precioso sobre mim. Entrego minha vida e meus caminhos para que o Senhor Jesus possa conduzir-me e creio que serei vitorioso(a) em nome de Jesus. Amém!”

fim de ano!

Recent Posts

Postagens populares